-
Linguística e Cognição

(RE)CATEGORIZAÇÃO EM I HAVE A DREAM DE MARTIN LUTHER KING E THE BALLOT OR THE BULLET DE MALCOLM X
Ana Cristina Aguiar Spengler (IFRN)

A ESTRUTURA ARGUMENTAL DAS CONSTRUÇÕES MEDIAIS NO PORTUGUÊS DO BRASIL
Nádia Maria Silveira Costa de Melo (UFRN/UERN)
Antonia Clayse-Anne Medeiros Vieira (PIBIC/UERN)

A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA INTERAÇÃO TEXTO-SUJEITO: PRODUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, BASEADAS NO MODELO DA REVISTA SIARALENDO
Ana Jhérsyka Silva Nobre (UECE)
Virginia Salvador De Oliveira (UECE)

A OCORRÊNCIA DE METÁFORAS CONCEPTUAIS NA CONSTRUÇÃO DE POSTAGENS DO GÊNERO DIGITAL BLOG
Marcos Helam Alves da Silva (UESPI)

A PERSPECTIVA DE GRAMATICALIZAÇÃO DO “ENTÃO” NUM PERCURSO DIACRÔNICO
Maria Arlinda de Macêdo Silva
Tatiane Xavier da Silva

ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO DAS ATIVIDADES NO LIVRO DIDÁTICO SOB A ÓTICA FUNCIONALISTA
Mizilene Kelly de Souza Bezerra (UERN)
Rosângela Maria Bessa Vidal (UERN)

AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA DE FALANTES ESCOLARIZA-DOS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE
Dhienes Charla Ferreira (Uenf) dhienesch@hotmail.com Eliana Crispim França Luquetti (Uenf) elinafff@gmail.com Gelson Caetano Paes Junior (Uenf)

AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA DE FALANTES ESCOLARIZA-DOS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE
Dhienes Charla Ferreira (Uenf)
Eliana Crispim França Luquetti (Uenf)
Gelson Caetano Paes Junior (Uenf)

CATEGORIZAÇÃO E PROTOTIPICIDADE EM ATIVIDADES DIDÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Iracelane Ferreira da Silva Oliveira – (UFPB)

CONSTRUÇÕES AGENTIVAS EM X-EIRO NO FALAR PESSOENSE
Thalita Maria Lucindo Aureliano (UFPB)
Jan Edson Rodrigues Leite (UFPB)

DISCURSOS DE RESISTÊNCIA NA NEUROLINGUÍSTICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E TEÓRICOMETODOLÓGICOS
Amanda Bastos Amorim de Amorim (Universidade Estadual de Campinas)

FIGURA E FUNDO NO ARTIGO DE OPINIÃO
Telma Patricia Nunes Chagas Almeida (UERN)
Rosângela Maria Bessa Vidal (UERN)

O EU E O MUNDO, O ORAL E O ESCRITO: PARADOXO CONSTANTE NA (RE) CONSTRUÇÃO DOS SIGNIFICADOS
Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo
Eliana C.França Luquetti

O PAPEL DA METÁFORA EM TEXTOS ACADÊMICOS: O ARTIGO CIENTÍFICO EM CENA
Valéria Simões Freitas (UPE)
Benedito Gomes Bezerra (UPE)

O USO DAS CONSTRUÇÕES VAI VER E VAI QUE NO DISCURSO
Maria Aparecida da Silva Andrade (IFESP)

UMA ABORDAGEM DAS “CONSTRUÇÕES CONDICIONAIS” NA GRAMÁTICA COGNITIVA
Jan Edson Rodrigues Leite (UFPB/CNPq)
Andréa de Oliveira Gomes Martins (UFPB/PIBIC/CNPq)
Mábia Nunes Toscano (UFPB/CAPES)

USOS DE CONSTRUÇÕES MEDIAIS NO PORTUGUÊS ANTIGO
Antonia Clayse-Anne de Medeiros Vieira (PIBIC/UERN)
Isis Kennya Feliciano de Alcântara (PIBIC/CNPq/UERN)
João Bosco Figueiredo Gomes (UERN)